Muitas pessoas começam a planejar uma velhice saudável apenas quando ela chega, mas você sabia que o ideal é iniciar esse projeto o mais cedo possível?

Dentre os fatores que favorecem chegar à terceira idade com o corpo e a mente na melhor forma, 30% são genéticos, e ainda não podemos modificar. Mas os outros 70% dependem exclusivamente de nós, de como alimentamos e exercitamos nosso corpo e mente. Em outras palavras, dependem do nosso estilo de vida!

Comer de forma balanceada e colorida, sempre incluindo frutas, vegetais, carnes magras e fontes de proteínas vegetais, juntamente com a utilização de suplementos nutricionais de alta qualidade, é a base de tudo. Quando pensamos em envelhecimento, manter a massa muscular é vital para não haver perda de autonomia e saúde. Aqui a combinação de proteínas de alto valor biológico com um programa adequado de exercícios é que vai fazer a diferença. Depois dos 30 anos de idade, normalmente perdemos 1% da massa magra a cada ano de vida. Mas com a prática de exercícios de força e resistência, aliados à ciência da nutrição, é possível aumentar e fortalecer a massa muscular em qualquer época.

Além dos exercícios físicos, exercitar a mente, estando sempre abertos para aprender coisas e experiências novas, desafiar o cérebro com leituras e atividades interessantes é muito importante. Bebidas fonte de cafeína, como chá verde e guaraná são promotores do bom funcionamento mental, assim como alimentos e suplementos que contenham o ácido graxo ômega 3.

Finalmente, uma palavra sobre a prevenção da osteoporose: como estamos vivendo cada vez mais anos, nossos ossos e articulações precisam estar sempre fortes. A vitamina D e o cálcio são a chave para isso, juntamente com uma rotina ativa e saudável.