Os micros e os macronutrientes fazem parte de uma subcategoria de nutrientes indispensáveis para a nossa alimentação e estão presentes em praticamente todos os alimentos.

 

 

O que são macronutrientes?

Macronutrientes são encontrados em carboidratos e gorduras. Eles cuidam do fornecimento de energia para o corpo e fazem parte da maioria das dietas alimentares. Muitas vezes são consumidos em grande porção, mas por serem muito calóricos é importante estar atento à quantidade do consumo.

 

 

O que são micronutrientes?

Os micronutrientes estão presentes nos minerais e nas vitaminas que são absorvidos pelo corpo, têm função de facilitar a reação química do organismo, como o funcionamento do metabolismo e a normalização das funções celulares.

 

Um exemplo de micronutriente é o cálcio que pode ser encontrado no Xtra-Cal Herbalife Nutrition, junto da vitamina D e do magnésio, que ajudam o organismo a absorver esse nutriente. Esse suplemento auxilia na manutenção da saúde dos ossos e outras partes do corpo.

 

Agora que você sabe a diferença entre esses dois tipos de nutrientes que estão presentes em muitos alimentos, é o momento de se aprofundar, entender quais as principais formas pertencentes a cada uma das categorias.

 

 

Nutrientes que fazem parte da categoria de macronutrientes

Se você deseja fazer uma alimentação focada em alimentos ricos em macronutrientes, então deve ficar atento a alimentos com grande quantidade de carboidratos, pois é o principal combustível do corpo, muito recomendado para quem faz exercício físico com frequência.

 

As proteínas também fazem parte da categoria de macronutrientes, importantes para a restauração do corpo, ajudam na construção de tecidos musculares e da pele, além de produzir hormônios, enzimas e anticorpos.

 

Para incluir macronutrientes na sua alimentação, outra dica é o Protein Powder Herbalife Nutrition, um pó proteico e eficiente desenvolvido para complementar sua alimentação. Ele pode ser incluído em bebidas ou em alimentos, pois tem sabor neutro para facilitar a inclusão em qualquer receita.

 

 

Nutrientes que fazem parte da categoria de micronutrientes

Os micronutrientes são encontrados em vitaminas e minerais, e são considerados um complemento ao macronutriente. Eles devem ser consumidos em menor quantidade, mas são igualmente importantes.

 

A quantidade de vitaminas que devem ser ingeridas diariamente depende de fatores relacionados ao tipo de pessoa e ao estilo de vida, mas são responsáveis por manter o bom funcionamento de processos fisiológicos e mentais do corpo.

 

As vitaminas podem ser encontradas na maioria das dietas saudáveis. A vitamina B é consumida em vegetais de folhas verdes, a vitamina C em frutas cítricas, e as vitaminas A, D, E e K em produtos feitos à base de leite e óleo vegetal.

 

Já os minerais contribuem para a atividade de células, formação de tecidos, transmissão de impulsos nervosos e outras funções. Conheça algumas:

  • Cálcio: presente no leite e em produtos derivados.
  • Ferro: encontrado em alimentos de origem animal, como carne e fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.
  • Sódio: o sal é a principal fonte de sódio, mas também pode ser encontrado em queijos, alimentos processados, carnes, vegetais enlatados e temperos prontos.
  • Potássio: presente no abacate, na banana, no amendoim, no iogurte e no leite.
  • Zinco: presente em alimentos de origem animal e alguns frutos do mar.
  • Magnésio: encontrado em sementes, amendoim, leite e derivados de grãos.