Muitas pessoas passam a vida toda lutando contra a gordura corporal, mas será que temos mesmo que fazer isso? Muitas informações circulam sobre o assunto, vamos entender quais as verdades.

Gordura não pesa menos que músculo

Apesar de estar tecnicamente incorreto, afinal 1kg de gordura tem o mesmo peso que 1kg de músculo, dá para entender, facilmente, a origem desse mito. A gordura é menos densa do que o músculo, ou seja, 1 kg de gordura ocupa um espaço maior que 1 kg de músculo. É por isso que pessoas muito musculosas podem pesar muito mais do que parecem!

Músculo não vira gordura

A maior parte das células do corpo não consegue se diferenciar em outro tipo de célula, ou seja, uma célula de músculo jamais virará uma de gordura! O que acontece, e pode originar essa confusão, é que, com a diminuição da prática de atividade física, os músculos param de ser estimulados e suas fibras podem diminuir. Além disso, pode acontecer um acúmulo de gordura entre as fibras musculares, mas isso não quer dizer que um virou o outro. Por isso é importante manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Exercícios localizados não auxiliam na perda de gordura localizada

Perder gordura de um lugar específico do corpo, infelizmente, não é possível. Por exemplo, fazer abdominais não irá fazer com que você perca gordura da barriga! Isso não quer dizer que você deve parar a atividade física. Esse tipo de exercício fortalece a musculatura, criando tônus muscular.