Existem pessoas que praticam dietas livres ou com opções limitadas de alimentos de origem animal, são os vegetarianos.

A dieta vegetariana possui alguns tipos de variações como aquela que inclui ovos, leites e derivados (ovolactovegetariana) e também a vegana, que exclui totalmente alimentos de origem animal.

Na primeira opção, a ovolactovegetariana, é mais fácil atingir as necessidades de proteínas, aqueles nutrientes fundamentais para construção e manutenção dos nossos músculos, mas mesmo nas dietas que só incluem vegetais isso também é possível! É só seguir algumas dicas:

  1. Para substituir o leite, as bebidas a base de soja são uma ótima opção, pois são fontes de proteínas de excelente qualidade.
  2. Nos lanches saudáveis, opte por uma porção de castanhas e sementes, pois além de conterem gorduras boas e vitamina E, também possuem 25% de proteínas.
  3. A combinação arroz + feijão, oferece todas as proteínas necessárias, invista!
  4. O homus ou pasta de grão de bico e quinoa também são brilhantes alternativas para incrementar a quantidade de proteínas e são totalmente vegetais.
  5. Os produtos de soja como o tofu e a proteína de soja texturizada, conhecida também como carne de soja, além de ricos em proteínas são versáteis, podendo compor diferentes receitas.

E não se esqueça, qualquer dieta é saudável quando equilibrada, variada e colorida! E, claro, sempre acompanhada de exercícios físicos.