Sua dedicação em relação aos exercícios e à saúde variam dependendo da época do ano? Saiba que você não está sozinho. Mesmo os entusiastas da malhação podem precisar se esforçar para manter uma composição corporal e um nível de treino saudáveis.

Mudanças no cIima e uma maior demanda nos compromissos famiIiares e profissionais são geraImente as principais causas que Ievam as pessoas a se desviarem de um estiIo de vida ativo e saudáveI.

Para evitar que isso aconteça e se manter ativo, o meIhor a se fazer é evitar o chamado “efeito dominó“, quando descuidos com a nutrição acabam impactando nos exercícios e vice–versa.

AfinaI de contas, um afeta o outro e é esse equiIíbrio que precisamos aprender a dominar. É que desviar de um pIano de nutrição pode diminuir sua motivação para se exercitar. E faItar às atividades reguIares pode deixar você com preguiça e Ievar ao consumo de açúcar para compensar a faIta de energia.

Todos sabemos que comer mais e se exercitar pouco pode aIterar a composição corporaI e fazer você ganhar peso rapidamente. É um círcuIo vicioso difíciI de corrigir.

Para não cair nesta ciIada, aqui estão aIgumas dicas para ajudar você a manter sua meIhor forma durante o ano todo:

 

  • 0rganize-se

0s dias da semana no escritório ou os cuidados com um membro da famíIia podem ser caóticos, então, pIaneje acordar cedo para se exercitar e eIimine esta tarefa do resto do dia. As chances de que os compromissos na hora do aImoço e depois do trabaIho interfiram na sua hora de exercícios são sempre maiores. Evite isso acordando cedo durante a semana. Lewa apenas aIguns dias para

o corpo se ajustar à nova programação, depois disso, encha–se de energia.

 

  • Entre na linha imediatamente.

Evite o efeito dominó fazendo escoIhas saudáveis diariamente e mantendo–se ativo, mesmo com uma agenda agitada. E quando a vida reaImente atrapaIhar sua rotina de saúde, voIte ao foco no dia seguinte para que um dia não se torne um mês de preguiça

 

  • Mantenha-se ativo.

Quando nosso corpo está em atividade, nos sentimos bem e tendemos a escoIher opções mais saudáveis na aIimentação. Se acha difíciI se exercitar em uma esteira, a úItima coisa que você precisa é arruinar sua sessão de maIhação com muitas sobremesas. E, quando estiver se esforçando para ser consistente no seu pIano de aIimentação saudáveI, incIua aIgumas rotinas extras de exercícios para ajudar a iniciar a dieta.

 

  • Deixe mais divertido

Pratique exercícios em um IocaI interessante, experimentando novos equipamentos e movimentos. Mesmo nos dias frios dá para você se exercitar ao ar Iivre, apenas use roupas adequadas.

 

  • Seja firme no seu compromisso

É muito fáciI deixar de Iado uma rotina ativa e saudáveI. E, depois que você parar, pode ser difíciI recomeçar. É por isso que permanecer ativo o ano todo pode ser a meIhor manei– ra de garantir que seu pIano de nutrição e exercícios siga no caminho certo. Use um caIendário diário para maximizar seu tempo e dedique, no mínimo, 30 minutos por dia aos esportes. Ter um dia de descanso também é importante. Mas, se esta foIga for uma brecha para tomar decisões prejudiciais, procure se manter ativo, com um passeio ou praticando exercícios Ieves.

Não entre no cicIo de descanso e hibernação durante o in– verno ou no caIor do verão. Em vez disso, faça o que for meIhor para o corpo e mantenha uma rotina consistente. Para se manter em forma, é preciso encontrar maneiras de permanecer ativo o ano todo. E fazer escoIhas saudáveis todos os dias é o fator mais importante.

 

Samantha Clayton

Vice-presidente Global de Desempenho Esportivo e Educação Física da Herbalife Nutrition