Malhar em dias quentes demais pode exigir um esforço extra do seu corpo, pois tanto o exercício quanto o calor do ambiente elevam a temperatura corporal, prejudicando diversas funções e órgãos, impactando no desempenho físico. Em climas úmidos, como acontece no Brasil, a situação pode ser ainda mais desafiadora, já que o suor não evapora rapidamente da pele, comprometendo sua função de resfriar o corpo. Por isso, fique atento à algumas recomendações:

 

  • Poupe seu corpo do calor.

Preste atenção na previsão do tempo e aos alertas de calor. Saiba quais os horários de pico e evite praticar exercícios ao ar livre nestes períodos.

 

  • Conheça o seu nível de condicionamento físico.

Caso seja iniciante nos exercícios, tenha mais cuidado quando estiver se exercitando ao ar livre e com temperaturas altas. Reduza a intensidade e faça pausas frequentes.

 

  • Beba muito líquido.

O suor ajuda a resfriar o corpo e, para que ele funcione plenamente, é preciso estar com o corpo bem hidratado. Não espere sentir sede, pois esse já é um sinal de desidratação. E se você pretende se exercitar intensamente ou por mais de uma hora, considere repor os líquidos também com uma bebida isotônica.

 

  • Use roupas adequadas.

Roupas leves, próprias para a atividade física, ajudam o suor a evaporar e mantêm seu corpo resfriado. Também evite cores escuras, que absorvem mais o calor. E se possível, use um boné.

 

  • Evite o sol do meio-dia.

Faça exercícios pela manhã ou à noite, quando as temperaturas, geralmente, são mais amenas.

 

  • Proteja-se.

Use protetor solar ou exercite-se na academia.

 

  • Entenda os riscos.

Se você usa medicamentos e pretende se exercitar no calor, converse com seu médico para receber orientações corretas e saber as precauções que devem ser tomadas. Isso evita sustos e que você fique longe dos exercícios. Siga estas recomendações e mantenha o pique!