A alimentação é o combustível por fornecer os nutrientes que organismo precisa para realizar as atividades diárias. Para isso, apostar em uma dieta variada, com todos os grupos alimentares é indispensável.

 

Frutas, hortaliças, carnes magras, carboidratos integrais e gorduras boas devem fazer parte da rotina. Dependendo do seu nível de atividade física e estado de saúde, suplementos alimentares podem ser interessantes para atingir as recomendações dos nutrientes.

 

Não fornecer os nutrientes que o corpo precisa não atrapalha somente o desempenho das tarefas diárias como pode trazer problemas de saúde a longo prazo. Fazer escolhas alimentares saudáveis contribui para maior disposição e uma vida mais longeva e com mais qualidade.

 

Existem algumas estratégias praticas que podem auxiliar nesse percurso, são elas:

 

  • “Comer o arco-íris”:

Consuma uma dieta com alimentos naturais, particularmente vegetais e frutas, em uma variedade de cores.

Desafia-se a montar uma paleta de cores com a comida!

 

  • Evitar ou limitar produtos animais:

Entenda o impacto negativo de produtos de origem animal em sua saúde e busque fontes mais apropriadas de proteínas e cálcio.

 

  • Limitar o consumo de óleos, açúcar e álcool:

Enfatizar o fato de que, em geral, você deve manter sua dieta baixa em gordura e colesterol. Além disso, alimentos adicionados de sal e açúcar, e bebidas alcoólicas devem ser evitados ou consumidos com moderação.

 

  • Saciedade em alimentos baseados em plantas e ricos em fibras

Realce a importância do consumo de alimentos ricos em fibras (vegetais, frutas, sementes e legumes). Ela é importante, pois traz uma sensação prolongada de saciedade, além de benefícios ao funcionamento do intestino.

 

  • Comer até estar satisfeito:

Uma forma de comer menos é esquecer o ato de “limpar o prato”. Ao invés de comer tudo, você deve para quando estiver satisfeito – ou ainda melhor, 80% cheio.

 

  • Examinar fatores emocionais:

Lembrar sempre que a sua alimentação e habilidade de perder peso podem ser afetados por fatores psicológicos. Qualquer fator como estresse, tédio, solidão, ansiedade, depressão ou fadiga podem aumentar um  consumo descontrolado de alimentos.

 

  • Cozinhar em casa:

Reduzir quantidade de refeições realizadas fora de casa, aprender como estocar alimentos saudáveis, ter aulas de culinária ou assistir programas na TV. Traz diversas vantagens como: economia do dinheiro, redução das porções, controle de ingredientes, evitar alimentos processados ricos em gorduras, sódio e açúcar, conectar com a família em casa à mesa do jantar.

 

  • Criar ambiente “comida saudável”:

Leve atenção ao fato que ao controlar quais alimentos temos em casa é uma forma de facilitar a alimentação sensível. Se você tem desejos de doces ou “porcarias”, você não deve ter essas comidas em casa.

 

  • Balancear as refeições ao longo do dia:

Comer quantidades menores de comida, mas com mais frequência, pode ajudar no controle de peso, se ajudar a faze escolhas mais saudáveis. Se alimentar frequentemente, exige planejamento e pode desencorajar a deslizes.