Sentir-se constantemente cansado, sem disposição e acordar mais fadigado do que quando foi deitar passou a ser algo normal na vida de muitas pessoas, afinal lidamos diariamente com trabalho, estresse, trânsito e uma avalanche de informações. Mas saiba que isso não deve ser encarado como normal, segundo o médico nutrólogo especialista em obesidade Dr. Nataniel Viuniski, Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition. Por isso, é importante que sejam investigadas as possíveis causas e principalmente corrigi-las, adotando o estilo de vida saudável e ativo.  

De acordo com Dr. Nataniel, algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia. Confira:

Regule o sono - De acordo com a Fundação Royal Phillips, 56% dos casos de cansaço são causados por noites mal dormidas. “É muito importante definir um horário fixo para dormir considerando um mínimo de seis horas de descanso por noite. Se você demora a pegar no sono, uma dica é desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) uma hora antes de deitar-se. É que a luz emitida pela tela desses equipamentos prejudica a produção do hormônio melatonina, responsável pelo sono”, explica Dr. Nataniel.

Consuma alimentos mais leves – Pratos ricos em gorduras, por exemplo, costumam “roubar” nossa energia. “Isso acontece porque o organismo precisa dispender de muito mais energia para processá-los. Por isso, opte por carnes magras, peixe, frango, ovos ou um shake proteico corretamente preparado nas refeições, e combine com vegetais e frutas. Também prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos garantindo pique por mais tempo”, indica o médico.

Pratique exercícios – Segundo o médico, fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Entre eles, a adrenalina, que nos impulsiona durante os exercícios e tem efeito por várias horas. E a serotonina, que oferece uma gostosa sensação de relaxamento.

Fique de olho na Vitamina D - “Ela regula a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, que afetam diretamente os níveis de energia”, explica Dr. Nataniel. A Vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no inverno, época que temos menos exposição ao sol.

Faça um break a cada hora - De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que fazem pequenas pausas durante tarefas que levam mais de 50 minutos trabalham melhor. Que tal um break?